Início Distrito Federal Implosão do Torre Palace Hotel em Brasília é adiada pelo Exército para janeiro de 2026
Distrito Federal

Implosão do Torre Palace Hotel em Brasília é adiada pelo Exército para janeiro de 2026

34

O icônico Torre Palace Hotel, situado no Setor Hoteleiro Norte de Brasília, será implodido após sua aquisição por um grupo do setor hoteleiro, que planeja construir um novo empreendimento no local. Fechado desde 2013, o edifício entrou em decadência após a morte de seu fundador, o empresário libanês Jibran El-Hadj, em 2000, tornando-se alvo de invasões, depredações e um foco de insegurança urbana. A implosão, inicialmente marcada para 21 de dezembro, foi remarcada para 25 de janeiro de 2026 a pedido do Exército Brasileiro, responsável pela autorização, fiscalização e logística de explosivos no país. A Força solicitou mais tempo para organizar a operação, garantindo a integração com outros órgãos públicos para a segurança da população.

No Brasil, explosivos, detonadores e acessórios são classificados como Produtos Controlados pelo Exército (PCE), com regulamentação voltada para a segurança pública, ordem interna e defesa nacional. A empresa RVS Construções e Demolições, encarregada da operação, realizou 938 furos estruturais e utilizará 165,56 quilos de explosivos do tipo Ibegel SSP, instalados nos pavimentos térreo, 1º, 2º, 3º e 7º, totalizando 600,78 metros perfurados nos pilares. O colapso foi projetado com uma leve inclinação para o Leste, minimizando a dispersão de resíduos em direção ao Eixo Monumental. A ação contará com o apoio da Defesa Civil, Polícia, Detran e Corpo de Bombeiros, incluindo a evacuação preventiva de hotéis próximos à frente e à lateral do edifício.

Durante os anos de abandono, o Torre Palace Hotel foi palco de disputas judiciais entre herdeiros e outros imbróglios na Justiça, como a determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em 2021 para que a Justiça trabalhista analisasse questões relacionadas ao leilão do imóvel. Em 2016, uma operação policial removeu ocupantes do prédio, então apelidado de “Cracolândia Vertical”, destacando os problemas sociais e de deterioração urbana no centro da capital federal.

Conteúdo relacionado

Privilégio imobiliário a servidores do DF agrava crise habitacional no Brasil

Descubra como o privilégio imobiliário concedido a servidores do DF pela CLDF...

Sesc-DF abre inscrições para projeto Estudamente contra ansiedade e estresse em estudantes

O Sesc-DF abre inscrições para o projeto Estudamente em 2026, ajudando estudantes...

Lei no DF expõe falhas no combate ao abuso infantil com treinamento obrigatório de professores

Nova lei no Distrito Federal obriga treinamento de professores para identificar abuso...

Homem de 27 anos é preso por tentativa de furto de cabos em subestação de Brasília

Homem de 27 anos é preso em flagrante por tentativa de furto...