Em uma iniciativa que empodera comunidades e impulsiona o turismo local, a plataforma Na Favela Turismo, em parceria com o Sebrae, qualificou nesta quarta-feira (5) 100 novos condutores turísticos nas favelas da zona sul do Rio de Janeiro. Focando em moradores e mototaxistas das comunidades Rocinha, Cantagalo, Pavão-Pavãozinho e Vidigal, o projeto conta com o apoio da Secretaria Estadual de Turismo do Rio e promove o turismo de base comunitária. A capacitação aborda temas essenciais para dar protagonismo e autonomia aos participantes, transformando-os em profissionais capazes de oferecer experiências autênticas aos visitantes. Essa abordagem não só valoriza o conhecimento local, mas também cria oportunidades econômicas sustentáveis, mostrando que é possível construir um futuro promissor a partir das raízes da comunidade.
Renan Monteiro, idealizador da Na Favela Turismo, destaca os benefícios dessa qualificação para toda a cadeia turística. “Quando o turista recebe um produto melhor, ele indica mais pessoas a nos visitarem, e, assim, nossa demanda aumenta e conseguimos impactar cada vez mais as nossas favelas”, explica ele. A visão de Monteiro inspira uma geração jovem a enxergar o turismo como ferramenta de mudança, fomentando o empreendedorismo e o orgulho pelas origens, em vez de limitações impostas pelo ambiente.
Um exemplo vivo dessa transformação é Jonathan Lima de Brito, mototaxista que encontrou no projeto uma chance de reescrever sua história. Após superar erros do passado, ele começou com uma moto alugada, economizou para comprar outra, obteve a habilitação e agora sonha em criar seu próprio negócio de roteiros guiados sobre duas rodas, além de aprender novas línguas. “Me apresentaram a primeira reunião, eu gostei e vi que ali era uma coisa boa. Que muitas portas iriam se abrir para nós”, conta Jonathan, provando que determinação e oportunidades como essa podem levar a conquistas incríveis, motivando jovens a perseguirem seus sonhos com coragem.