Início ANP intensifica monitoramento de combustíveis e Lula apela por corte no ICMS

ANP intensifica monitoramento de combustíveis e Lula apela por corte no ICMS

192
Posto de gasolina no Brasil com bombas de combustível e tanques, representando monitoramento da ANP e debate sobre ICMS.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) intensificou o monitoramento do abastecimento nacional de combustíveis em 19 de março de 2026, exigindo dados detalhados de estoques de produtores e distribuidores. A medida visa prevenir retenções que possam afetar o fluxo de diesel e gasolina, em meio à alta dos preços do petróleo causada pela guerra no Oriente Médio. Além disso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apelou aos governadores para reduzir o ICMS sobre combustíveis, propondo compensação federal para mitigar impactos no bolso dos consumidores.

Ações da ANP para garantir o abastecimento

A ANP determinou que grandes produtores e distribuidores forneçam informes regulares sobre estoques e movimentações de gasolina e diesel, por meio da Superintendência de Distribuição e Logística. Essa exigência busca conter possíveis impactos da volatilidade internacional do petróleo. A agência também acionou a Petrobras, em decisão do diretor Fernando Moura, para que a estatal detalhe suas importações e ofereça volumes de leilões cancelados, garantindo maior transparência operacional.

Apelo de Lula aos governadores

Durante um evento em São Paulo no dia 19 de março de 2026, o presidente Lula reforçou a necessidade de ações conjuntas para evitar aumentos abusivos nos preços dos combustíveis. Ele propôs que os estados isentem o ICMS sobre diesel e gasolina, com o governo federal devolvendo metade do valor isentado. A decisão dos governadores sobre essa proposta está prevista até o fim de março de 2026.

“Vamos fazer todo o esforço e também pedir para os governadores para fazerem a isenção do ICMS. O governo federal se dispõe a devolver para o estado metade da isenção dada. Não podemos deixar que essa guerra pese no bolso do cidadão comum.”— Luiz Inácio Lula da Silva

Motivações e contexto global

As iniciativas da ANP e do governo federal respondem à escalada nos preços do petróleo, impulsionada pelo conflito no Oriente Médio, que ameaça o abastecimento nacional. O objetivo é prevenir retenções artificiais e assegurar que o fluxo de combustíveis permaneça estável, protegendo o consumidor de reajustes excessivos. Essas medidas destacam a coordenação entre entes federativos para mitigar efeitos econômicos globais no Brasil.

Conteúdo relacionado

Homem morre após passar 4 horas em cadeira de rodas na UPA do Recanto das Emas

Um homem de 49 anos, identificado como Vilmar Pereira da Silva, morreu...

CLDF usa exposição de fotos antigas para tentar resgatar imagem desgastada

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) inaugurou uma exposição fotográfica no...

Caesb suspende atendimento presencial a partir das 16h de quarta-feira

A Caesb anunciou a suspensão do atendimento presencial na Sede e nos...

Motorista de aplicativo é preso por ameaçar passageira com arma de fogo no Recanto das Emas

Um motorista de aplicativo foi preso em flagrante pela Polícia Militar do...